sábado, 19 de maio de 2012

Como organizar a mesa de trabalho em 3 passos

Organizar a mesa de trabalho às vezes parece uma tarefa ingrata. Em um momento decidimos dar uma geral, limpar tudo, deixá-la em ordem. Logo em seguida, parece que os papéis e apetrechos ganham vida e voltam todos para a a bagunça que era antes.
Como organizar a mesa de trabalho para evitar que isso aconteça? A resposta é um dos mantras da organização física de espaços: “um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”.
Os gurus da produtividade afirmam sem pestanejar que uma mesa de trabalho organizada é aquela que deixa à sua vista apenas aquilo de que você precisa para fazer seu trabalho do momento. Na maioria das vezes, isso é um computador. Ou pode ser um telefone. Ou um caderno de notas.
Post-its, grampeadores, calendários, brindes, canecas, tudo isso é apenas poluição visual. Eles têm suas utilidades em momentos muito específicos, desta forma não há necessidade de deixá-los à vista a todo instante. O ideal é que cada um desses itens tenha um espaço só seu, de preferência dentro de gavetas ou armários.
Mesa de trabalho organizada

  1. Tire tudo da mesa e coloque em uma pilha: estamos falando de tudo mesmo. Talvez apenas o computador você não consiga tirar da mesa. Se for um notebook, tire também. Esvazie também as gavetas e qualquer outro compartimento. Coloque tudo em uma pilha única. (Aproveite e dê uma limpadinha na poeira da mesa)
  2. Processe a pilha item a item: não tente inventar uma ordem. Simplesmente pegue o item mais à vista e decide qual o lugar dele. Analise se realmente vale a pena mantê-lo ou se pode ir para lixeira. Por que manter na mesa um calendário de papel que a companhia de gás deu de brinde quando você tem um no seu computador e outro no seu celular?
  3. Repita o processo toda semana: escolha um dia na semana seguinte para fazer tudo de novo. A ideia é reduzir ainda mais o que você mantém e prestar atenção na quantidade de tralha que se acumula durante apenas uma semana. Na quarta ou quinta semana, você deve ter chegado a um número bom de itens para manter e saberá exatamente qual o lugar de cada um.

0 comentários:

Postar um comentário